Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE, regulamentado pela Portaria GR3588, de 10 de maio de 2005, Portaria GR4391 de 03 de setembro de 2009 e Diretrizes de 09 de dezembro de 2010, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de Graduação. Sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

 

1-A Etapa de PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA é realizada em diferentes atividades aprovadas pela Comissão Coordenadora do PAE, pela CPG-Comissão de Pós-Graduação da FMRP e também pela Comissão Central do PAE da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

A Etapa de Preparação Pedagógica está estruturada em três modalidades:

  a) uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;

  b) conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;

  c) núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de currículo, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

O item b atualmente não é oferecido na FMRP e o item c é oferecido como Curso de Inverno/Verão.

 

2-A Etapa de ESTÁGIO SUPERVISIONADO em Docência é realizada especificamente em disciplinas de Graduação, devendo o interessado se inscrever na Seção de Pós-Graduação da FMRP. A carga horária do estágio é de 6 horas semanais totalizando 120 horas. O Estágio Supervisionado poderá ser remunerado ou voluntário, conforme critérios previamente definidos.

A inscrição ocorre semestralmente, ficando aberta por vinte dias consecutivos, sendo que não é aceita inscrição fora de prazo, fora do horário de atendimento da Seção e com documentação incompleta.

Antes da abertura da inscrição, por solicitação da Seção de Pós-Graduação, o docente da Graduação informa se vai oferecer o Estágio Supervisionado e quantas vagas oferecerá, sendo que após aberta a inscrição, o docente que não ofereceu vagas não poderá fazê-lo e os que ofereceram não poderão alterar o número de vagas informadas anteriormente.

O Edital de abertura de inscrições, formulários, Portarias, Preparação Pedagógica, resultado de inscrições, prazo para entrega de relatório, e demais informações são disponibilizados nesse site.

O docente da Graduação deverá aceitar número de alunos de acordo com o número de vagas que ofereceu. O docente que aceitar mais alunos do que vagas terá todas as inscrições devolvidas para que selecione os alunos de acordo com o número de vagas que ofereceu.

O aluno deverá entregar o Controle de Frequência mensalmente durante o período do Estágio Supervisionado, nas datas determinadas pela Seção de Pós-Graduação.

O pagamento do auxílio é condicionado à entrega do Controle de Frequência.

Durante o Estágio Supervisionado, qualquer alteração de supervisor ou disciplina deverá ser informada imediatamente à Seção de Pós-Graduação.

Ao final do estágio, os alunos deverão entregar o Relatório do Estagiário e Ficha de Avaliação juntamente na Seção de Pós-Graduação, que serão avaliados pela Comissão Coordenadora do PAE.  Os alunos aprovados têm direito a um certificado, quando realizado o Estágio Supervisionado pela 1º. vez, e receberão declaração de conclusão caso realizem mais que uma vez. O Estágio Supervisionado poderá atribuir créditos de acordo com as normas da CCP de cada Programa e aprovação da CPG.

O aluno poderá ser desligado do Estágio Supervisionado nos casos:

– trancamento, abandono ou conclusão do curso;

– não cumprimento da carga horária;

– não cumprimento do plano de atividades.

– iniciativa própria com anuência do supervisor

Nos casos acima, o aluno deverá devolver os valores recebidos a critério da Comissão Coordenadora do PAE.

O Programa PAE é opcional aos alunos de Pós-Graduação, exceto aos bolsistas CAPES, que tem obrigatoriedade de realizar de acordo com o disposto na Portaria CAPES Nº 76, de 14 de abril de 2010.

 

Seção de Apoio aos Pós-Graduandos, 10 de março de 2014