Prezado(a)  Docente de Graduação

O PAE destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de Graduação e está composto de duas etapas:

a) Preparação Pedagógica

Disciplina/atividade com conteúdo voltado para as questões da Universidade e Ensino Superior. Deverá ser realizada antes do Estágio Supervisionado em Docência. O aluno que estiver cursando a Preparação Pedagógica no momento de inscrição deverá concluir e comprovar antes do início do Estágio Supervisionado.

b) Estágio Supervisionado em Docência

Caracteriza-se pela participação do aluno de Pós-Graduação, sob supervisão do docente ministrante de disciplina de Graduação, em preparação de aulas, revisão bibliográfica, auxílio aos alunos de Graduação na elaboração de seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em grupos, organização e participação em plantões de dúvidas, auxílio na aplicação de provas e exercícios, auxílio na organização de notas e frequência e finalização da disciplina.

Conforme Diretrizes:

a) Organização: seleção dos conteúdos curriculares e da bibliografia de apoio, seleção e organização dos recursos didáticos e outros materiais de apoio.

b) Técnica: atividades operacionais como lista de presença e de notas; acompanhamento das atividades práticas e teóricas.

c) Didático-pedagógico: organização e desenvolvimento das aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas.

d) Relações professor/aluno: organização da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes.

e) Avaliativa: seleção dos tipos mais adequados de avaliação e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos,

– O docente de Graduação deverá aceitar número de alunos conforme número de vagas oferecidas.

– O Estágio Supervisionado, no 1º. Semestre tem início em 01 de fevereiro e término em 30 de junho e no 2º. Semestre tem início em 01 de julho e término em 30 de novembro, com 6 horas por semana, que poderá ser distribuído entre preparação, oferecimento e finalização da disciplina.

– O estagiário deverá entregar mensalmente o Controle de Frequência assinado pelo supervisor nos prazos determinados pela Seção de Pós-Graduação.

Para os estagiários remunerados, o pagamento do auxílio mensal é condicionado à entrega do Controle de Frequência.

– O estagiário e supervisor deverão informar à Seção de Pós-Graduação, imediatamente e por escrito, qualquer alteração no Estágio Supervisionado ou na situação do aluno na Pós-Graduação, como alterações na disciplina de Graduação ou conclusão de curso.

– Conforme Diretrizes do PAE de 09 de dezembro de 2010, o aluno será desligado do Estágio Supervisionado nos casos:

– trancamento, abandono ou conclusão do curso;

– não cumprimento da carga horária;

– não cumprimento do plano de atividades.

– iniciativa própria com anuência do supervisor

Ficará a critério da Comissão Coordenadora do PAE se o estagiário remunerado que for desligado ou reprovado deverá devolver os valores recebidos.

– Após o término do Estágio Supervisionado, aluno e supervisor deverão elaborar o Relatório do Estagiário e a Ficha de Avaliação respectivamente. Os relatórios deverão ser entregues pelo aluno na data determinada por esta Seção.